*

Este blog é voltado para atividades desenvolvidas no Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do PIBID/UNIABEU, Grafitagens – Gêneros textuais e identidades culturais.

Diário de Campo


No dia 15 de maio de 2014, participei da minha primeira reunião do Subprojeto Letras – Língua portuguesa, do PIBID/UNIABEU – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O encontro aconteceu no laboratório de informática da UNIABEU – Campus Nilópolis. Fui apresentada ao grupo e orientada pela coordenadora do projeto, a Profa. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, a criar um blogue para registrar os acontecimentos do subprojeto "Grafitagens - Gêneros textuais e identidades culturais".
Estou muito curiosa e ansiosa para ficar por dentro de tudo. O grupo está bastante adiantado, como entrei depois, me dedicarei ao máximo para acompanhar os outros colegas. Já tenho muitas leituras para fazer. A primeira delas é o capítulo "Gêneros textuais no ensino de língua", do livro "Produção textual, análise de gêneros e compreensão", de Luiz Antônio Marcuschi (São Paulo: Parábola Editora, 2008).



Terça- feira, dia 20 de maio de 2014.


Hoje, nosso encontro foi realizado na unidade de aplicação do projeto, Instituto de Educação Carlos Pasquale. O supervisor Daniel falou sobre o comportamento dos alunos e a maneira mais adequada para o desenvolvimento do projeto. Mencionou  sobre a importância da leitura do livro do Marcushi e como trabalhar com os gêneros e tipos textuais em sala de aula. Deu como exemplo a produção de um diário e de uma revista. Comentou também sobre a importância de começarmos já a partir de agora a criar um acervo contendo diversos tipos de aulas, para consultas posteriores. Nosso supervisor nos apresentou algumas bibliografias importantes como: Redação em construção - A escrita do texto, de Agostinho Dias Carneiro, e Comunicação em Prosa Moderna, de Othon Garcia Matos. Indicou também que procurássemos livros das editoras Parábolas e Contexto, que publicam vários livros de linguística.


Quarta-feira, dia 21 de maio de 2014.

Hoje, nos encontramos com a profª. Dra. Shirley de Souza Gomes Carreira, coordenadora geral do projeto PIBID da Uniabeu: Projeto "Saberes e Fazeres: Diálogo entre a universidade e a escola". Nossa coordenadora geral falou sobre a importância do nosso comprometimento para com o Subprojeto Letras – Língua portuguesa; do PIBID/UNIABEU – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, sobre o aprendizado que levaremos para a nossa prática docente diária de ensino-aprendizagem. A coordenadora também nos relatou suas experiências na prática docente, deixando todos os alunos totalmente motivados. Tratou conosco acerca da importância do registro semanal no blogue (nosso diário virtual reflexivo), e que nos como monitores devemos usar a criatividade para a elaboração de propostas como feiras, projetos, oficinas etc.


Quinta-feira, dia 22 de maio de 2014.

Neste dia, o nosso encontro foi realizado na Uniabeu com a coordenadora profº. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, que nos orientou sobre o fichamento nº 1. Sanou algumas dúvidas sobre os blogues e analisou as pendências de cada aluno.


Terça-feira, dia 27 de maio de 2014.


Reunimo-nos no Instituto de Educação Carlos Pasquale. Neste dia, teríamos a aplicação da avaliação diagnóstica com os alunos, que precisou ser adiada. Então começamos a pensar nas possíveis propostas de trabalho com os dicentes. O supervisor Daniel relatou algumas experiências didáticas utilizando diversos gêneros textuais.


 Quarta-feira, dia 28 de maio de 2014.


Nesse dia, o encontro foi realizado na Uniabeu com a coordenadora profº. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, que nos orientou sobre a avaliação diagnóstica e marcou a data que aplicaremos (dia 05/06).
Nossa coordenadora deu a oportunidade de discutirmos sobre o uso do termo gênero textual na avaliação diagnóstica. Ficou decidido que devemos sim usar, para sondarmos se os alunos possuem algum conhecimento sobre o assunto. No final do encontro nos indicou a leitura do livro de Platão e Fiorim: Para entender o texto, leitura e redação.

Terça-feira, dia 03 de junho de 2014.


Neste encontro nos reunimos no Instituto de Educação Carlos Pasquale. O supervisor Daniel entregou para o nosso grupo a xerox de dois textos que foram publicados no dia (02/06/2014) no jornal O globo. 1º texto: Reescrevendo a história, de João Ubaldo Ribeiro - 2º texto: Solução brasileira, de Domenico de Masi. Logo após realizou uma breve análise dos textos e nos orientou sobre a importância, para nós futuros professores, da leitura de jornais como o jornal O Globo.  Acertamos detalhes para a aplicação da avaliação diagnóstica no dia 05/06, turno da manhã às 09:00h.

Quinta-feira, dia 05 de junho de 2014.

Dia da aplicação da avaliação diagnóstica no Instituto de Educação Carlos Pasquale. Sob a supervisão do Daniel aplicamos as avaliações nas turmas do 1º ano do ensino médio. Essa avaliação servirá para verificarmos o grau de conhecimento e dificuldades dos alunos. A partir do resultado desta avaliação poderemos elaborar projetos, círculo de leituras, feiras literárias etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário