No
dia 15 de maio de 2014, participei da minha primeira reunião do
Subprojeto Letras – Língua portuguesa, do PIBID/UNIABEU – Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O encontro aconteceu no
laboratório de informática da UNIABEU – Campus Nilópolis. Fui
apresentada ao grupo e orientada pela coordenadora do projeto, a
Profa. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, a criar um blogue para registrar os
acontecimentos do subprojeto "Grafitagens - Gêneros textuais e
identidades culturais".
Estou
muito curiosa e ansiosa para ficar por dentro de tudo. O grupo está
bastante adiantado, como entrei depois, me dedicarei ao máximo para
acompanhar os outros colegas. Já tenho muitas leituras para fazer. A
primeira delas é o capítulo "Gêneros textuais no ensino de língua", do
livro "Produção textual, análise de gêneros e compreensão", de Luiz
Antônio Marcuschi (São Paulo: Parábola Editora, 2008).
Hoje, nosso encontro foi realizado na unidade de aplicação do projeto,
Instituto de Educação Carlos Pasquale. O supervisor Daniel falou sobre o
comportamento dos alunos e a maneira mais adequada para o
desenvolvimento do projeto. Mencionou sobre a importância da leitura do
livro do Marcushi e como trabalhar com os gêneros e tipos textuais em
sala de aula. Deu como exemplo a produção de um diário e de uma revista.
Comentou também sobre a importância de começarmos já a partir de agora a
criar um acervo contendo diversos tipos de aulas, para consultas
posteriores. Nosso supervisor nos apresentou algumas bibliografias
importantes como: Redação em construção - A escrita do texto, de
Agostinho Dias Carneiro, e Comunicação em Prosa Moderna, de Othon Garcia
Matos. Indicou também que procurássemos livros das editoras Parábolas e
Contexto, que publicam vários livros de linguística.
Quarta-feira, dia 21 de maio de 2014.
Hoje, nos encontramos
com a profª. Dra. Shirley de Souza Gomes Carreira, coordenadora geral
do projeto PIBID da Uniabeu: Projeto "Saberes e Fazeres: Diálogo entre a
universidade e a escola". Nossa coordenadora geral falou sobre a
importância do nosso comprometimento para com o Subprojeto Letras –
Língua portuguesa; do PIBID/UNIABEU – Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência, sobre o aprendizado que levaremos para a nossa
prática docente diária de ensino-aprendizagem. A coordenadora também nos
relatou suas experiências na prática docente, deixando todos os alunos
totalmente motivados. Tratou conosco acerca da importância do registro
semanal no blogue (nosso diário virtual reflexivo), e que nos como
monitores devemos usar a criatividade para a elaboração de propostas
como feiras, projetos, oficinas etc.
Quinta-feira, dia 22 de maio de 2014.
Neste dia, o nosso
encontro foi realizado na Uniabeu com a coordenadora profº. Dra. Claudia
Fabiana Cardoso, que nos orientou sobre o fichamento nº 1. Sanou
algumas dúvidas sobre os blogues e analisou as pendências de cada aluno.
Reunimo-nos
no Instituto de Educação Carlos Pasquale. Neste dia, teríamos a
aplicação da avaliação diagnóstica com os alunos, que precisou ser
adiada. Então começamos a pensar nas possíveis propostas de trabalho com
os dicentes. O supervisor Daniel relatou algumas experiências didáticas
utilizando diversos gêneros textuais.
Nesse dia, o encontro foi realizado na Uniabeu com a coordenadora profº. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, que nos orientou sobre a avaliação diagnóstica e marcou a data que aplicaremos (dia 05/06).
Nossa coordenadora deu a oportunidade de discutirmos sobre o uso do termo gênero textual na avaliação diagnóstica. Ficou decidido que devemos sim usar, para sondarmos se os alunos possuem algum conhecimento sobre o assunto. No final do encontro nos indicou a leitura do livro de Platão e Fiorim: Para entender o texto, leitura e redação.
Terça-feira, dia 03 de junho de 2014.
Neste encontro nos
reunimos no Instituto de Educação Carlos Pasquale. O supervisor Daniel
entregou para o nosso grupo a xerox de dois textos que foram publicados
no dia (02/06/2014) no jornal O globo. 1º texto: Reescrevendo a
história, de João Ubaldo Ribeiro - 2º texto: Solução brasileira, de
Domenico de Masi. Logo após realizou uma breve análise dos textos e nos
orientou sobre a importância, para nós futuros professores, da leitura
de jornais como o jornal O Globo. Acertamos detalhes para a aplicação
da avaliação diagnóstica no dia 05/06, turno da manhã às 09:00h.
Quinta-feira, dia 05 de junho de 2014.
Dia da aplicação da
avaliação diagnóstica no Instituto de Educação Carlos Pasquale. Sob a
supervisão do Daniel aplicamos as avaliações nas turmas do 1º ano do
ensino médio. Essa avaliação servirá para verificarmos o grau de
conhecimento e dificuldades dos alunos. A partir do resultado desta
avaliação poderemos elaborar projetos, círculo de leituras, feiras
literárias etc.
Terça- feira, dia 20 de maio de 2014.
Quarta-feira, dia 21 de maio de 2014.
Quinta-feira, dia 22 de maio de 2014.
Terça-feira, dia 27 de maio de 2014.
Quarta-feira, dia 28 de maio de 2014.
Nesse dia, o encontro foi realizado na Uniabeu com a coordenadora profº. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, que nos orientou sobre a avaliação diagnóstica e marcou a data que aplicaremos (dia 05/06).
Nossa coordenadora deu a oportunidade de discutirmos sobre o uso do termo gênero textual na avaliação diagnóstica. Ficou decidido que devemos sim usar, para sondarmos se os alunos possuem algum conhecimento sobre o assunto. No final do encontro nos indicou a leitura do livro de Platão e Fiorim: Para entender o texto, leitura e redação.
Terça-feira, dia 03 de junho de 2014.
Quinta-feira, dia 05 de junho de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário