*

Este blog é voltado para atividades desenvolvidas no Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do PIBID/UNIABEU, Grafitagens – Gêneros textuais e identidades culturais.

Produção textual

* Fichamento nº 03.

 Ao clicar no link abaixo você terá acesso ao fichamento nº 03 - A identidade cultural na pós-modernidade do escritor Stuart Hall.
http://www.mediafire.com/view/zdq5loz2yachcti/Fichamento_03.docx


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


* Monitoria de Apoio à Escrita.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Monitoria de Apoio à Escrita realizada no Instituto de Educação Carlos Pasquale em 24 de outubro de 2014.


1. Reescreva os seguintes fragmentos textuais, fazendo uso da vírgula e do ponto-final, com o objetivo de tornar cada texto mais coerente:

Fragmento textual nº 1:
Ontem às 5h30 da manhã saindo para ir trabalhar com meu carro fui rendida por outro carro com dois homens não consegui identificar quantos mas fiz uma loucura por medo dei ré e fugi conseguindo me salvar daquele assalto foi horrível não desejo isso a ninguém e quero que Deus me proteja para não passar por isso outras vezes.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Fragmento textual nº 2:
Hoje vindo para a escola me deparei com uma cena muito triste um policial colocando a arma na cara de um “menino” na frente da sua mãe não (eu) sabia o que tinha acontecido pois quando cheguei já estava no final mas foi um momento muito marcante.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________


2. Reescreva as frases abaixo e troque as palavras destacadas por sinônimos:

Exemplo:
                 [...] um policial colocando a arma na cara de um menino.
                 Resposta: [...] um policial colocando a arma no rosto de um menino.

a) Mas foi um momento muito marcante.
_____________________________________________________________________
b) Senti uma raiva imensa.
_____________________________________________________________________

c) [...] por medo dei ré e fugi, conseguindo me salvar daquele assalto.
_____________________________________________________________________

d) Foi horrível.
_____________________________________________________________________

e) [...] quero que Deus me proteja para não passar por isso outras vezes.
_____________________________________________________________________


3. Observe a charge abaixo:

A concordância verbal ocorre quando o verbo concorda com o sujeito. Na charge acima, “A Globo, o SBT, a Record e o jornal Extra” é o sujeito composto da oração. Com base nessa informação, marque a alternativa com a expressão que melhor se encaixa na lacuna?
entrevista
entrevistaram
entrevistou
entrevistará


4. Reescreva o texto abaixo e caso haja erros, segundo a norma padrão da língua, de pontuação e/ou concordância faça a correção passando para a linguagem formal.

“Quando chegamos já tinha passado do horário da última aula, ficamos no pátio e começamos a fazer o elefante Elme. para entregar na hora da saída a prof de Ed. Especial. Depois de um tempo quando estava terminando meu elefante estourou, já que ele era feito de bola de festa, esperei elas acabar e amostramos a professora, até o meu que estava estourado também amostrei. e logo após o visto fomos embora”.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Substitua a palavra coisa(s) nos períodos abaixo:

a) “Estava no mercado comprando algumas coisas para o dia dos pais (...)”.
__________________________________________________________________

b) “Teve uma coisa e foi para o hospital”.
__________________________________________________________________

c) "Minha amiga me disse uma coisa que não lembro mais".

__________________________________________________________________

d) "Ele é do último ano e queria que acontecesse alguma coisa antes dele
se formar".

__________________________________________________________________



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


* Semana de Literatura Infantojuvenil

GRANDES PERSONAGENS NO PALCO DA BAIXADA FLUMINENSE
(ATIVIDADE LITERÁRIA E ARTÍSTICO-CULTURAL)

PROJETO



ROTEIROS DAS PEÇAS




I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/ UNIABEU

Slides da minha apresentação

http://www.mediafire.com/view/nsrrwn4rbuyn6bv/Slides_para_apresentação_Pibid_-_UNIABEU.pptx


ENALIC - 2014

E-pôster que eu apresentei no Enalic.





Nenhum comentário:

Postar um comentário