*

Este blog é voltado para atividades desenvolvidas no Subprojeto Letras - Língua Portuguesa, do PIBID/UNIABEU, Grafitagens – Gêneros textuais e identidades culturais.

Diário de campo

Dia 16/12/2014 - Terça-feira (UNIABEU)

Hoje realizamos a entrega do relatório das atividades realizadas durante todo ano. E para minha surpresa a coordenadora Claudia Fabiana me presenteou com o livro: Memória e Identidade: ensaios, dos organizadores Paulo César de Oliveira e Shirley de Souza Gomes Carreira. O que mais chamou a minha atenção no livro, foi o texto escrito pela Claudia. 

Dia 08 a 12/12 – Apresentação dos trabalhos no Enalic.

Dia 02/12/2014 – Terça-feira (UNIABEU)

Nesta reunião para a tristeza da maioria dos bolsistas nossa coordenadora anunciou sua saída do projeto. No período de férias (recesso) nosso grupo deverá elaborar um projeto  utilizados gêneros virtuais, teremos como base teórica outro capítulo do livro do Marcushi que está na nossa bibliografia básica.

Dias 18 e 25/11 – Terça-feira (UNIABEU)

Nossa coordenadora Claudia mais uma vez orientou individualmente os bolsistas fazendo a revisão dos trabalhos que serão apresentados no seminário institucional e deu uma atenção especial aos pibidianos que irão apresentar trabalhos no ENALIC.

Dia 14/11/2014 – Sexta-feira (IECP)

Apresentação das adaptações teatrais na semana da literatura infantojuvenil.

Dia 13/11/2014 – Quinta-feira (UNIABEU)

Nossa coordenadora Claudia Fabiana compareceu na semana da literatura infantojuvenil realizada no IECP. E como não faria diferente, falou brilhantemente sobre Literaturas Africanas e apresentou um Griot que contou varias estórias sobre essa temática. Na UNIABEU nossa coordenadora falou sobre o seminário institucional e orientou individualmente cada pibidiano.

Dia 11/11/2014 – Terça-feira (IECP)

Leitura do roteiro e ensaio com os alunos. O Tema da nossa esquete é “Boa noite Cinderela”. Todos os alunos da turma irão participar alguns atuando e outros na elaboração do cenário e figurinos.

Dia 06/11/2014 – Quinta-feira (UNIABEU)

Hoje nossa coordenadora nos falou sobre as apresentações no seminário institucional PIBID/ UNIABEU. Cada bolsista terá 10 minutos para apresentar seu trabalho ela também repassou as regras de formação dos pôsteres e comunicações individuais.

Dia 04/11/2014 – Terça-feira 

Os contos de fadas escolhidos para adaptação foram: os três porquinhos, as princesas e a Cinderela. O meu grupo irá adaptar o conto da Cinderela, que transformado para o contexto sociocultural dos alunos irá ganhar o título de “Boa noite Cinderela”.

Dia 24/10/2014 – Sexta-feira (IECP)

Apresentação da Monitoria de Apoio à Escrita, trabalhamos com 3 turmas de 1º ano do ensino médio. Todos os alunos aproveitaram bastante essa oportunidade de aprendizado.

Dia 14/10/2014 – Terça-feira (IECP)

Hoje combinamos todos os detalhes sobre a Monitoria de Apoio à Escrita, que será realizada nos dias 21 e 24 de outubro.

Dia 30/09/2014 – Terça-feira (IECP)

Reunião com o supervisor Daniel para tratarmos sobre a monitoria de apoio à escrita. Esse trabalho foi desenvolvido com objetivo de auxiliar os alunos que apresentaram dificuldades em relação à produção textual, em que iremos orientar as reescrituras dos textos e esclareceremos dúvidas relativas à adequação linguística.

Dia 25/09/2014 – Terça-feira (UNIABEU)

Hoje tivemos reunião com nossa coordenadora Claudia Fabiana, começamos a pensar sobre os temas dos trabalhos que serão apresentados no I Seminário Institucional (29/11). Cada pibidiano falará sobre uma experiência formativa no Pibid.

Dia 23/09/2014 – Terça-feira (UNIABEU)

Realizamos essa reunião para discutir sobre o que fazer com os textos produzidos pelos alunos nas oficinas. Ficou decidido então que realizaremos uma Monitoria e Apoio à Escrita, para orientarmos esses alunos na reescritura dos textos. Começamos também a pensar sobre qual trabalho realizaremos na Semana da Literatura Infantojuvenil, que acontecerá em novembro no IECP. Resolvemos trabalhar com os alunos adaptações teatral dos contos de fadas, essa adaptação deverá retratar a realidade sociocultural da Baixada Fluminense. Com a realização desse projeto os alunos trabalharam com gênero conto de fadas orais e escritos e com roteiro teatral.

Dia 18/09/2014 – Quinta-feira (IECP)

Apresentação da oficina nº 04: obituário. O grupo da Fernanda, Helena e Cosme utilização as seguintes estratégias: exibição do clipe da canção “Pé na cova”, de Martnália; definição do gênero obituário e leitura de um obituário publicado recentemente; debate a respeito do gênero, sua utilidade e linguagem; discussão sobre a ausência do gênero obituário em jornais da Baixada Fluminense.

Dia 16/09/2014 – Terça-feira (UNIABEU)

O foco da nossa reunião foi pensarmos sobre as oficinas realizadas no IECP. Discutimos sobre nossa maneira de atuação e os pontos que devemos melhorar.

Dia 11/09/2014 – Quinta-feira (IECP)

Apresentação da oficina nº 03: crônica. Hoje o meu grupo (Camila, Caio e Thayane) utilizou as seguintes estratégias para a realização dessa oficina: leitura dinâmica da crônica “A melhor vida possível”, de Martha Medeiros. Características do gênero crônica; produção de uma crônica a partir do cotidiano na Baixada Fluminense; debate sobre as questões socioculturais da região com base nas crônicas produzidas.

Dia 09/09/2014 – Terça-feira (IECP)

Reunião com o supervisor Daniel, tratamos de assuntos voltados para as apresentações das oficinas.

Dia 04/09/2014 – Quinta – feira

Apresentação da oficina nº 2: decreto-lei. O grupo da Fernanda, Helena e Cosme utilização as seguintes estratégias: exibição e leitura crítica do curta “Vida Maria” (8 min.); apresentação da lei 11.340 – Maria da Penha; características do gênero decreto-lei; produção de texto dissertativo-argumentativo.


Dia: 02/09 – Terça-feira (IECP).

Nesse encontro discutimos o que ficou legal na apresentação das oficinas e o que devemos mudar para as próximas apresentações.

Dia: 28/08 – Quinta-feira (IECP).

Nesta data o meu grupo (Thayane, Caio e Camila) apresentou a 1ª oficina: Gênero Textual Diário – Escritas de Si: Rediscutindo identidades através de gêneros textuais. No primeiro momento a bolsista Thayane explicou os objetivos do nosso projeto, diferenciou o conceito de gênero textual e tipo textual. O Caio falou sobre o diário de Anne Frank. Após a bolsista Camila explicou as características do gênero textual diário. Dando continuidade à apresentação, eu orientei os alunos na produção textual, pedindo que eles produzissem um texto relacionado com sua vivência na baixada fluminense, sob a estrutura do gênero diário. Após a produção textual, alguns alunos tiveram a oportunidade de ler sua produção e participar do sorteio de alguns livros.
Tivemos excelentes produções textuais e foi bastante produtiva a participação de todos.


Dia: 26/08 – Terça-feira (UNIABEU).



Nossa coordenadora Claudia Fabiana nos orientou sobre a importância do nosso projeto, falou sobre a atualização dos blogues e pediu nossa total dedicação.

Dia: 19/08 – Terça-feira (IECP).

Neste dia realizamos a organização das datas de apresentação das oficinas. A primeira com o tema diário 28/08/14, a segunda com o tema decreto lei 04/09/14, a terceira com o tema crônica 11/11/14 e a quarta com o tema obituário 18/09/14.

Dia 12/08 – Terça-feira (IECP).

Nesse encontro concluímos todas as ideias para a realização das oficinas e organizamos o cronograma do projeto. Todos do grupo estão animados com o projeto


Terça-feira, dia 05 de agosto de 2014.

Neste encontro foi realizado no IECP, neste dia começamos a montar nosso projeto "Escritas de si". Que será dividido em quatro oficinas, com os temas que os alunos menos conhecem. Podemos identificar a dificuldade dos alunos através da avaliação diagnóstica

Sábado, dia 02 de agosto de 2014.
Hoje foi realizada a reunião geral do PIBID/ UNIABEU no campus 2 - Nilópolis. Neste encontro nos  foi apresentada a nova comissão de acompanhamento do projeto. Fomos informados também sobre as normas do regimento interno do PIBID e orientados a pensar sobre escrever artigos para ser publicados em revistas científicas.


Quinta-feira, dia 31 de julho de 2014.
Hoje nossa reunião foi realizada no  UNIABEU, com a coordenadora profº. Dra. Claudia Fabiana Cardoso, que nos deu preciosas orientações sobre a elaboração do nosso projeto, explicando detalhadamente todas as etapas. Nossa coordenadora também falou sobre a importância da participação de todos no encontro do PIBID/ UNIABEU que será realizado no próximo sábado dia 02/08/2014.

Terça-feira, dia 22 de julho de 2014.

Neste dia nos reunimos no IEPC e começamos a pensar sobre nossa projeto. Meu grupo quer trabalhar com base no filme "Diário de Anne Frank", de George Stevens. A partir da discussão sobre o filme, nosso supervisor Daniel nos  orientou a trabalhar com o tema "Escritas de si". Achei a ideia bastante pertinente, isto porque o tema tem relação com todos os textos da bibliografia básica do projeto. No momento estou realizado o fichamento do livro: "A identidade cultural na pós-modernidade", de Stuart Hall, que trata da questão da crise de identidade, o exercício do autoconhecimento, o papel do indivíduo na sociedade, entre outros. A leitura deste livro irá enriquecer grandiosamente a elaboração do nosso projeto.














Nenhum comentário:

Postar um comentário